quarta-feira, 20 de março de 2013

Vivendo e aprendendo...


Assistindo uma matéria num jornal agora pouco, achei interessante o que se falava sobre a excelência. A matéria dizia que qualquer pessoa pode ser excelente no que faz, basta que ela pratique. “Praticar transforma o cérebro”, é o que eles afirmaram. E eu achei interessante justamente porque acredito muito nisso. Vez ou outra nos deparamos com o talento nato diante dos nossos olhos, se manifestando em outra pessoa ou em nós mesmos. É muito fácil reconhecer este tipo de talento, a pessoa executa uma função pela primeira vez e parece que aquilo foi feito para ela. É um encontro perfeito, não isento de erros, mas tudo se encaixa com mais facilidade. Em outros momentos nos deparamos com pessoas esforçadas, que justamente por praticarem tanto, alcançam a excelência no que fazem. Em ambas as situações é lindo de se ver. São trabalhos bem executados, completos, eficazes, que chamam a atenção pela bem feitoria. Um amigo que eu não vejo há muito tempo, me disse algo que nunca vou esquecer: “Se não pode vencer pelo talento, vença pelo esforço!”. E é disso que eu estou falando: esforço, dedicação, prática. Tudo isso leva a excelência, à perfeição. Porém, muitas vezes o nosso julgamento é afetado pela vontade de crescimento instantâneo. Ou, simplesmente, pela ambição: aquele anseio incontrolável de ver a coisa acontecer, de querer tudo aqui e agora. Aí a gente esquece que a falta de prática pode nos levar ao erro. Que um cálculo errado pode colocar tudo a perder ou que um simples imprevisto pode levar ao caos. E, no caos, ninguém funciona direito, verdade seja dita. Subestimamos a complexidade de uma função e damos um passo em falso, ou como se diz no popular “um passo maior que a perna”. O tombo é grande e a recuperação nem sempre é fácil. Levantar-se é doloroso. A gente se questiona sobre os rumos da vida, sobre as decisões profissionais, sobre o futuro... Neste momento é importante ter anjos por perto... são aqueles capazes de nos lembrar quem somos e do que somos capazes. Afinal, erros fazem parte da vida e o fato nos sentirmos afetados por eles, só demonstra o quão íntegro somos. Erramos tentando acertar, sempre. O importante talvez seja não cometer os mesmos erros e sempre praticar muito antes de dar um passo num caminho diferente. Parece simples. Só que não.
A questão toda desse texto é refletir. Estou numa fase complicada do meu negócio e dizem que é na crise que crescemos. Então, que venha o crescimento! No final das contas, apesar dos problemas amo a minha profissão. Não tenho dúvidas de que não poderia estar em outra área. Não é um talento nato, mas é um trabalho diário de prática, esforço e dedicação. Sou obstinada e observadora, disposta a aprender com tudo o que vivo e com todos os que passam pelo meu caminho. O importante mesmo é seguir em frente de cabeça erguida... Vivendo e aprendendo, sempre...


Que a fé não costuma faiá...”
Clique e ouça com o volume bem alto, a vibe é boa!


Boa semana a todos!
O sorteio de Páscoa já está no ar... participe! Clique AQUI!

Sweet hugs,
Laurinha