sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O sol nasce para todos!

mini cupcakes e um desafio

A encomenda do dia: mini cupcakes de limão e framboesa com cobertura de chantilly. 

Ficaram lindos e deliciosos. Porém, não basta ser lindo e delicioso, tem que ter um desafio: a cliente tem intolerância à lactose. Pois é, sem leite! Algumas pessoas questionaram, duvidaram... Mas, deu certo! Gente, existe vida sem lactose, juro! Várias receitas onde é possível substituir o leite, seus derivados e até os ovos e, ainda sim, ter um sabor delicioso.

Para cumprir esse desafio tive que me informar sobre essa intolerância, li alguns sites, consegui um receita boa e deu certo, mas esse assunto não é novo pra mim: já tem um tempo que acompanho minha amiga Carolina Darcie (que é do blog Conversas) e a sua saga contra a alergia da filha linda de pouco mais de um ano de idade, a Heleninha. 

O problema da Carol, é que a Helena - pelo que eu entendi - não tem uma simples intolerância, ela é realmente alérgica às proteínas do leite. Não pode com nenhum alimento que tenha leite, ovos, proteínas ou traços de leite. 

Heleninha e seu 'achocolatado dos alérgicos'

Hoje mesmo a Carol postou no FB (e eu, delicadamente, roubei) uma foto da filha tomando o famoso "toddy com chocolate" que toda criança ama, porém, adaptado às exigências da alergia: leite de arroz com cacau. (Inclusive tenho aqui uma receita de brigadeiro que troca o leite condensado por leite de arroz, vou testar qualquer dia). A Carol passou um aperto até descobrir qual o tipo de alergia ela tem e a dieta certa para a filha não ter (tantos) problema de saúde e, aos poucos, parece que elas estão aprendendo a se virar com as alergias.

Para quem tem somente a intolerância é possível tratar os sintomas limitando, ou em alguns casos, evitando produtos com leite e derivados. A intolerância à lactose é o termo utilizado para pessoas que não conseguem digerir produtos lácteos (leite e seus derivados). Esta impossibilidade de digestão geralmente ocorre em pessoas que não produzem a enzima lactase ou produzem-na em quantidade insuficiente para realizar a digestão da lactose. (*)A maioria das populações têm uma perda progressiva da capacidade de absorção da lactose que inicia-se após os primeiros anos de vida. Muitas pessoas com intolerância conseguem ingerir leites deslactosados e outros produtos com baixo teor de lactose sem sentir os sintomas da intolerância à lactose. Com o passar do tempo e uma adaptação aos hábitos alimentares, cada pessoa pessoa aprenderá sobre quais alimentos lácteos poderá ingerir sem sentir sintomas. Uma outra opção bastante comum é o uso de cápsulas de lactase, um suplemento alimentar que auxilia na digestão da lactose. Uma das maiores preocupações para pessoas com intolerância à lactose é adotar uma dieta que suplemente os nutrientes encontrados no leite, principalmente o cálcio. Cerca de 70% do cálcio da alimentação humana vêm do leite e seus derivados. Por esta razão, é importante, na medida do possível, manter uma dieta com ingestão de pelo menos alguns produtos lácteos, mantendo uma quantidade que seja bem tolerada pelo seu organismo. Além disso, é importante a orientação de um nutricionista para auxiliá-lo na readequação de seus hábitos alimentares.

Enfim, a questão é que, como já acompanho o assunto há algum tempo, sei que existe vida sem lactose e por isso, sabia que ia dar certo a receita do cupcake. 

E.. voi lá, deu certo... 
saiu um bolinho de limão com framboesa delicioso 
sem lactose, sem proteínas do leite, sem ovos (yes, we can):



Aqui, o bolinho pronto, com a cobertura de chantilly:



Bom, agora estou a procura de novos desafios... Hehe... Já conversei com outra pessoa que tem intolerância à açúcar. Beeeeem interessante! rsrs... Me aguardem!

Sweet hugs!
Laurinha


Obs: (*)a fonte das informações sobre intolerância à lactose, peguei no site Sem Lactose. A fonte de informações sobre alergias ao leite, peguei no site Alergia Ao Leite de Vaca.

Ainda em tempo: a minha amiga que eu citei nesse post, a Carol, tem um blog ótimo em conjunto com uma outra amiga, a Elba... o link dele tá aqui do ladinho, nos meus preferidos.  O Conversas é um blog sobre maternidade mas, um pouco diferente: o que elas fizeram foi, segundos elas próprias, adicionar um 'tempero'... não tem espaço pra muita fofurice ou cuti-cuti. Vida de mãe cansa, e é ótima. No blog, um pouco de tudo isso. Vale a pena conferir!