quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Mudanças e desafios!

Imagem By WeHeartIt


Depois de um tempo......... estou aqui para me redimir, novamente. Eu prometi que não ia me afastar do blog, mas a correria do dia-a-dia não colabora com a minha pessoa. Juro que eu tento, mas às vezes, eu admito que me falta inspiração também!
Desde a última postagem muita coisa aconteceu! Finalmente, assumi a confeitaria como profissão única e absoluta. E isso, pra mim, é uma mudança grandiosa. E assustadora, diga-se de passagem. Já fazia um tempo que eu pensava em fazer isso, mas sempre achei complicado trabalhar por conta, em casa. Muita gente faz isso, eu sei, mas sempre tive receio. Enfim, agora descobri que é possível (YES, WE CAN!) e que a coisa é mais doida do que eu imaginava. Começaram a aparecer encomendas, pedidos... Minha casa cheira a baunilha, eu quase (eu disse QUASE) enjoo de comer doce de tanto doce que eu vejo todo dia, meus finais de semana, horário de almoço, horário de trabalho... tudo isso sumiu. Doceira full time. E ainda me disseram que agora eu teria “mais tempo”. Há! Além de não ter tempo, eu agora eu enxergo doce onde quer que eu olhe. Observo frutas, sementes, grãos, farinhas, utensílios, tudo!... sempre imaginando o bolo que pode se transformar, o doce que pode vir a ser, o cupcake lindo que se tornará. Minhas unhas ficam sujas de corante, meu cabelo cheio farinha. E ainda tenho outras preocupações: desenvolver e iniciar um negócio, não é assim tão fácil. Afinal, se eu estou assumindo isso para a minha vida, precisa ser bem feito para que dure. E foi nesse ponto que eu descobri que, para ser doceira, é preciso de um pouco mais do que simplesmente assar um bolo ou acertar o ponto de um brigadeiro. Doceira precisa ser POLIVALENTE. Eu vou explicar:

É preciso entender um pouco de QUÍMICA, para saber que ingrediente pode ou não ser alterado ou substituído. É preciso entender a ação de cada ingrediente. É preciso a ação de um ingrediente em conjunto com outro e outro...

É preciso entender de MATEMÁTICA e tem que ser rápida, saber fazer um terço da receita ou uma receita e meia, quantidade de bolos, quantidade de ingredientes, quantidade de paciência.

É preciso ser FAXINEIRA. Sim, você leu certo: faxineira. Você limpa tudo antes de começar a fazer sua encomenda. Vai lavando a louça durante. Limpando a parede que ficou suja. Lava tudo depois. É um limpa-e-lava danado, não tem fim!

É preciso ser PSICÓLOGA para lidar com a cliente, com a amiga que quer um doce, com a pessoa que te para na rua para elogiar o bolo (pesado) que está na sua mão e aproveita para lhe contar uma história!

É preciso ser ADMINISTRADORA para lidar com as contas, com as compras, com a conta bancária, com a agenda, com o dinheiro que entra, que sai, com o custo do seu doce, o seu preço de venda e, de quebra, ficar de olho no mercado pra saber a quanto tá sendo vendido por aí.

É preciso ser ENGENHEIRA para que todos os cupcakes tenham o mesmo tamanho, para que todos os brigadeiros tenham o mesmo peso, para que o bolo não fique torto, caindo, despedaçando.

É preciso entender de ARTES PLÁSTICAS E DESIGN para transformar farinha, ovos e leite em um cupcake lindo, uma massa que parecia um reboque numa cobertura charmosa. E ainda saber combinar a cor da forminha, com o colorido da cobertura e fazer um charme chique com simples confeitos.

É preciso ser BOA OUVINTE e BOA CONSELHEIRA também. Porque não adianta ficar falando do que você já fez, do que quer fazer, dos seus bolos, sabores, doces. É preciso ouvir seu cliente, saber da história, entender o que ele quer. Participar do evento, do momento. É preciso saber falar com delicadeza que misturar glitter com laços, babados, fitas, estampa de bicho e dourado brilhante não vai ficar bonito.

É preciso TER AMOR. Amor pela profissão, amor por doces, por confeitos, pela cozinha. Amor pelo que se faz. Amor pelo sorriso que você coloca no rosto de quem prova. Amor!

E isso, eu tenho! 

Tá tudo uma bagunça na minha vida, mas nessa bagunça eu estou me achando! Minha rotina, meu dia-a-dia tudo de cabeça para baixo. E quer saber?  Estou feliz. Pela primeira vez em anos da minha vida, me sinto realizada. Como se eu tivesse realmente de estar onde estou.

Hoje eu entendo o real significado daquela frase (que eu acho que é de Confúcio):

“Trabalhe com o que gosta e não terá que trabalhar um só dia da sua vida”.



Já já eu vou postar mais novidades! Prometo!

Sweet hugs,
Laurinha